sábado, 1 de abril de 2017

GRITO ROCK 2017

10ª EDIÇÃO DO EVENTO EVIDENCIA A CULTURA MATOGROSSENSE
Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski

O Espaço Musical Toma vem na linha de frente participando de forma efetiva da cena alternativa do Mato Grosso realizando uma série de atividades de forma colaborativa ao lado de outras organizações que fomentam o segmento.

Para este dia 02/04 a parceria do Toma e Instituto Case trouxe para Cuiabá mais uma edição do Festival Grito Rock, que se iniciou aqui mesmo na cidade em 2003 e hoje acontece em centenas de localidades diferentes mundo afora.

A profissionalização da cena sempre foi uma das forças motrizes para o nascimento desse evento que hoje é uma plataforma de rede para incentivo à circulação de artistas e democratização de tecnologias sociais na área da produção cultural.

Entendendo a importância desse processo, o músico e compositor Billy Espíndola, líder do Espaço Toma, fez questão de que seu EP seja lançado nesse evento que é tão relevante para os artistas independentes que tocam rock no Brasil.

Seu novo EP resgata a nossa cultura Cuiabana e Mato Grossense, pois traz a regionalidade no som, especialmente através da guitarra de cocho, instrumento que ele mesmo idealizou e desenvolveu. Hoje uma de suas atividades é a confecção desse instrumento inovador que agrega um valor imensurável para o rock da HellCity.

Além do Billy, temos dentro da programação três artistas de fora do estado. São eles: Facção Caipira (RJ), Dario Júlio e Os Franciscanos (DF) e Boogarins (GO). A terceira, inclusive, já está sendo reconhecida internacionalmente e conta com o baterista Ynaiã, um integrante cuiabano muito conhecido na cena.

Na abertura do evento teremos João Reis e The Banana Chips, as duas bandas que passaram nas prévias eliminatórias que ocorreram no dia 26/04 na Casa Cuiabana. Continuando a programação de bandas regionais se apresentarão no festival RedEyes (Tangará da Serra), Cão Latino, Hendson, Lord Crossroads e Karola Nunes.

As atividades começam às 16 horas com campeonato de skate e batalha de MCs. Logo em seguida, às 17 horas, as 11 bandas seguem com a programação musical.

Nesta edição o Grito Rock contou com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

O Supernova apoia o Grito Rock e estará lado a lado nesse momento que dará continuidade à empreitada que nós e todos aqueles que acreditam no mercado alternativo da arte estamos convocados a colaborar.

Line Up do Grito Rock