terça-feira, 27 de setembro de 2022

INAUGURAÇÃO DA SEDE DO SUPERNOVA

 por Lucas Guimarães


Camila Fidelis e Os Fora da Lei em ação!

Na sexta-feira do dia 16 de setembro de 2022, Supernova Cultural promoveu uma excelente festa de inauguração da sua nova sede.

Na programação contamos com abertura da banda Comunhão do Samba e participação especial da Karola Nunes.

Logo na sequência veio a segunda atração da noite, que ficou por conta da banda de rock Camila Fidelis e os Fora da Lei.

A casa estava cheia e o público se divertia muito com as atrações enquanto conhecia o espaço e se espalhava pelo salão e também pela praça que temos bem em frente a sede.

No encerramento do último show no palco, finalizamos com uma belíssima apresentação de chair dance com a incrível Anna Emília.

Nós do Supernova agradecemos imensamente a participação de todas as pessoas que estiveram presentes para prestigiar este que foi o primeiro evento de muitos que ainda realizaremos em nossa sede.

Deixamos aqui também um agradecimento especial aos nossos apoiadores e parceiros Estúdio Som do CerradoQuerida Chopp, Grupo Visu - Viver Sustentabilidade e PC (sonorização) que estiveram conosco dando suporte para essa primeira realização no espaço.

Convidamos toda a comunidade para continuar acompanhando a nossa programação. Podem esperar que ta vindo muitas boas novidades!

A sede do Supernova Cultural se localiza na Avenida Coronel Escolástico, 437.

Foto: Lori Cardoso 


quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Coletivo Supernova inaugura espaço cultural em Cuiabá com shows gratuitos

 Proposta é promover e incentivar a cultura regional com programação de shows musicais, stand-up, biblioteca de sebo, café bar, work zone e atividades envolvendo a comunidade


Karola Nunes, Camila Fidelis, banda Comunhão do Samba 

ALEXANDRA LOPES

Site Hipernotícias

Interligar artistas por meio das múltiplas formas de dialogar sobre cultura. Essa é a proposta do Espaço Supernova, um coletivo de artistas e agentes culturais que inaugura sua sede no próximo dia 16 de setembro, em Cuiabá, num evento com entrada franca.

A inauguração, a partir das 18h, contará com apresentações da banda de rock "Camila Fidelis e os Fora da Lei", além do grupo Comunhão do Samba, na Praça dos Bandeirantes, em frente ao Espaço Supernova. A roda de samba também será prestigiada pela cantora Karola Nunes, que dará uma palhinha do seu talento numa participação especial no evento de inauguração. Para fazer frente ao calor cuiabano, típico desta época do ano, o espaço irá comercializar chopp, cerveja, água e outras bebidas.


Reprodução

 


O Espaço Supernova é a sede de um coletivo de trabalhadores da cultura que desde 2016 atua na produção e no apoio de eventos interculturais em Cuiabá. Após o período crítico da pandemia da covid-19, a inauguração representa um “refúgio” para artistas da cena independente, relata Lucas Guimarães, um dos responsáveis pelo projeto.

“Após anos apoiando atividades culturais e com boa repercussão dos eventos realizados, entendemos que chegou o momento de inaugurar uma sede, que será uma nova opção de entretenimento, oxigenando a cena local. Temos boas expectativas para a inauguração, pois estamos preparando uma grande celebração com uma programação especial de samba e rock”, explicou Guimarães.


“Toda a população está convidada a prestigiar e conhecer o espaço, que a partir dessa data estará de portas abertas para as propostas de atividades, eventos, parcerias e vivências”, finalizou Lucas.


O Espaço Supernova fica localizado na avenida Coronel Escolástico, nº 437, no Centro de Cuiabá. Bandas e artistas interessados em divulgar seus trabalhos podem buscar outras informações no Instagram @supernova.cultural ou ainda pelo telefone 65 9 9207-9188

SERVIÇO

O que: Inauguração do Espaço Supernova.

Quando: 16 de setembro de 2022, às 18h

Onde: Av. Coronel Escolástico, nº 347, Centro, Cuiabá.

ENTRADA FRANCA




 

sexta-feira, 22 de julho de 2022

MACACO BONG VOLTA ÀS ORIGENS NA SEGUNDA EDIÇÃO DO NOVA NOITE

 Por Renan Maia


Flyer do Nova Noite 2

Em evento realizado no dia 14 de maio de 2022 pelo Supernova, Macaco Bong apresenta excelente repertório com músicas de toda a trajetória da banda.

Após sete anos sem uma apresentação em Cuiabá, a banda de Bruno Kayapy (guitarra) apresentou-se no Espaço Manga Preta estreando uma nova formação, composta pelo veterano Igor Carvalho (baixo) e o novo baterista, Marcus Facchini, já reconhecido no atual cenário da música cuiabana por sua experiência e habilidades.

Com um disco novo e a energia sempre renovada, o grupo inicia uma miniturnê que conta com alguns estados brasileiros, e Cuiabá-MT é o lugar escolhido para o primeiro dessa sequência de shows.

 A abertura do evento contou com Miolo d'América, banda que também trouxe uma nova formação com duas guitarras.

Abertura com Miolo d'América:

 Em uma breve apresentação Lucas Guimarães (vocal); André Sobreira (baixo/backing vocal); Mayconn Sauder (guitarra); Rafael Rodrigues (guitarra) e José Augusto (bateria) dominaram o "Degrau do Manga" mostrando uma sonoridade mais sombria do que em todas as apresentações passadas e atraindo os olhares da plateia para os integrantes de rostos maquiados e atitude confiante. 

No set list o público pôde conhecer a proposta atual das composições da banda e também se divertir ao som de releituras tocadas pela mesma, passando de Nirvana à Marilyn Manson.

Sorteio de brindes:

Logo após ao show de abertura, subia ao palco Anselmo Parabá (apresentador do evento).

Com seu jeito irreverente, o líder da banda Mandala Soul fez o interlúdio entre a banda de abertura e a headliner do evento, agradecendo a presença de todos e chamando ao palco a ganhadora do sorteio da página do Supernova no Instagram para fazer a entrega oficial do sorteio dos brindes (uma camiseta do Macaco Bong; dois Ingressos; dois Supernova Drinks).

Com um discurso revigorante e pró-cultura, enalteceu a cena cuiabana que vem ganhado nova forma com os movimentos que andam acontecendo.

Show do Macaco Bong:

Nesse clima quente, é a vez daquela que vem a ser referência mato-grossense do rock instrumental brasileiro, bem como mundial: Macaco Bong.

Diante de uma plateia sedenta, os acordes da guitarra começam a soar, contagiando o ambiente por completo. 

O peso da cozinha, ganha forma nos graves do Igor Carvalho e nos contornos de Marcus Facchini.

Naquele momento, era visível que nada mais importava, tanto pra quem estava no palco, quanto para o público. Bruno Kayapy faz o público ficar sintonizado à sua guitarra marcante, de um jeito que só ele sabe fazer. As pessoas se deixavam levar de forma incansável da primeira à última música, amigos se abraçavam fervorosamente dando pulos uníssonos.

Vale ressaltar a qualidade das composições do aclamado "Mondo Verbero", álbum lançado em 2021 e que está disponível em todas as plataformas de streaming, confirmando que a banda Macaco Bong continua firme e forte!

Há câmeras para todos os lados, registrando aquele acontecimento antológico.

A música instrumental não se explica, se sente. A voz da banda, pode-se dizer, está ali, saindo pelos poros e captadores. É expressivo, de forma incômoda e necessária, o sentimento de desordem e angústia pelo qual passamos durante esses dois anos de pandemia. De alguma forma, aquela guitarra, nessa noite de maio, expressava o que ainda estava entalado na garganta de todo brasileiro consciente.

É assim que Macaco Bong mostra-se com os seus quase vinte anos de estrada: madura, coerente e presente. Está ali, em cada gota de suor derramada pelos integrantes. Não deixando outra a sensação, que não seja a de alma lavada, pela espera que se fez valer a pena. 

Obrigado, Bruno Kayapy, Igor Carvalho e Marcus Facchini, por fazerem a cena maior!







terça-feira, 17 de maio de 2022

NOVA NOITE - PRIMEIRA EDIÇÃO: O MORMAÇO SEVERINO E CINEMA DE PEDRA

 Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski

Nova Noite é o nome do evento continuado proposto pelo Supernova Cultural, que em sua primeira edição aconteceu no Manga Preta e contou com a participação de duas das mais interessantes bandas da nova safra da música popular contemporânea mato-grossense:

O Mormaço Severino (Cáceres/MT) e Cinema de Pedra (Cuiabá/MT).


Flyer do primeiro Nova Noite

A banda de abertura foi a já conhecida pelo público cuiabano, Cinema de Pedra, com seu repertório excelente.

O Mormaço Severino trouxe seu repertório do álbum "Cânticos das Ruas Estreitas" lançado em dezembro de 2021, sendo muito bem recebidos pelo público que se divertiu do começo ao fim do show.

Em sua primeira edição, Nova Noite contou com apoio de Estúdio Som do Cerrado, CPA em Ação e AL Eventos.

Os ingressos antecipados foram vendidos através da plataforma Sympla

O Manga Preta se localiza na rua Ricardo Franco, 546. Próximo a Praça da Mandioca.

BANDA CALOROSA NO MANGA PRETA

por Lucas Vinícius Guimarães Macieski

Flyer do evento

Na noite de 22/04/2022 atração principal no degrau do Manga Preta foi a banda Calorosa, que colocou todo o público pra dançar muito com o seu repertório de músicas animadas e a participação mais que especial de Cristopher Chaves. Na abertura rolou discotecagem com a Negadrama.

Nós do Supernova estivemos presentes compondo o staff do evento. 
Patrocinamos o evento com o camarim da banda. Fizemos a sonorização do evento junto ao Estúdio Som do Cerrado, além de estarmos juntos com a equipe da Cicuta que fez uma entrevista muito bem humorada com a banda e você pode acompanhar esse trabalho excelente através do link abaixo:







quarta-feira, 13 de abril de 2022

SHOW COM EDDIE FORCE ONE MARCA A VOLTA DO CAVERNAS BAR

 Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski 

Flyer "O Retorno"

Nesta sexta-feira 15/04/2022 o Cavernas Bar realizará o evento "O Retorno" que contará com o show de uma das pratas da casa, a veterana Eddie Force One.

A banda fará sua apresentação logo depois da abertura, com a estreante Ponte de Ferro.

Ingressos antecipados estão sendo vendidos pelo próprio Cavernas Bar.

Esse evento antecede ao espetáculo que ocorrerá no dia 15/06, "Iron Maiden: Uma Antologia por Eddie Force One".

Idealizado pela parceria entre Supernova Cultural e Manga Preta Rock Store, o evento será  no Cine Teatro e contará com uma linha do tempo dos álbuns do Iron Maiden.

Em breve os ingressos do espetáculo estarão a venda.

Fique de olho nas programações que estão sendo lançadas nas nossas redes sociais. 

A volta do Cavernas Bar é uma das datas mais relevantes para a cena rock/metal do Estado do Mato Grosso. 

Supernova também estará presente compondo o staff do show da Eddie Force One.

O Cavernas Bar se localiza na Rua Barão de Melgaço, 3146 - Centro Sul, Cuiabá - MT, 78020-800




segunda-feira, 11 de abril de 2022

OLD GENTLEMEN BIKERS - 2ª EDIÇÃO OLD ROCK

Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski


Flyer do Old Rock - 2ª Edição

Sábado (09/04/2022), o Supernova esteve presente na segunda edição do Old Rock, evento realizado pelo Moto Clube Old Gentlemen Bikers - Brasil em sua própria sede, localizada no bairro Santa Cruz em Cuiabá-MT.

A frente de ação Supernova Staff atuou junto a última atração musical da noite: Ton Rock e Cães de Aluguel, que apresentou seu repertório diversificado de clássicos do Rock internacional. 

Além da produção desta cobertura espontânea, compusemos a equipe de sonorização e da iluminação dos shows.

A abertura do evento ficou por conta da banda Ramsay.


AMULETOS ORGÂNICOS FECHA A NOITE DO ROCK, CALDO E POESIA

Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski

Flyer do Rock Caldo e Poesia

Na última sexta-feira (08/04/2022), Cuiabá comemorou o seu 303º aniversário e, o Espaço Cultural Manga Preta Rock Store promoveu uma linda festa para a cidade, com a nona edição do evento Rock, Caldo e Poesia.

Dentre as atrações, além da apresentação (muito bem humorada! Rs) de Pablo Thiago Cartola, o público presenciou as apresentações musicais de Amuletos Orgânicos, DJ Nierton; Zoo!; MC Guto e MC Lilih.

O evento, com luzes da Hiald Iluminação, contou também com o delicioso caldo produzido por Ramon Segura do Supernova Drinks e Tostadito

Supernova Drinks esteve presente, como já é tradição no evento, além das meninas do Tatá & Cia Espetos.

Com muitos momentos especiais, a noite teve seu ápice no show da banda Amuletos Orgânicos que fechou o quadro de atrações com o lançamento de um videoclipe seguido por uma apresentação que abriu as portas para os próximos eventos de Rock que estão por vir no Manga Preta.

Link para assistir ao videoclipe "Terra Cuiabá" do Amuletos Orgânicos: 

Amuletos Orgânicos - Terra Cuiabá

Shows de Rock, a exemplo do Nova Noite, rolê do Supernova que trará destacadas bandas do cenário, quinzenalmente, durante os próximos meses.

Os ingressos para os eventos Nova Noite 1 e Nova Noite 2  já estão sendo vendidos através do Sympla.


Link para Nova Noite 1 -  O Mormaço Severino e Cinema de Pedra



Link para Nova Noite 2 -  Macaco Bong e Miolo d'América

sexta-feira, 25 de março de 2022

LANÇAMENTO DO SONS CIRCULARES VOL. 02 NO MANGA PRETA ROCK STORE

Por Renan Maia (Supernova Cultural) 



Flyer do Rock, Caldo e Poesia

Nesta noite dessa sexta feira (18/03/22) nas imediações da Praça da Mandioca, o Espaço Cultural Manga Preta Rock Store realizou o sétimo Rock, Caldo e Poesia em parceria com as equipes do Tostadito que serviu as rodadas de caldo, Estúdio Som do Cerrado que fez a sonorização do evento e Supernova Cultural que colaborou com a logística e divulgação.

A sétima edição contou com uma atração especial: a estreia do vídeoclipe Sons Circulares Vol.02, projeto encabeçado por João Travassos (Guitarras)  e participações de André Igreja (contrabaixo) e Wesley Sousa (bateria).

No "Degrau do Manga", o Rock, Caldo e Poesia se iniciou com o Colisão Interna (MT), banda já conhecida pelos frequentadores da casa, combinando as composições executadas pelos músicos Vinicius Lima (Vocal), Marco Silva (Violão), Corai Fiorini (contrabaixo) e Harry (Bateria) com poesias escritas por Juan Vieira (professor de literatura e poeta). 

A banda vem formando o seu público semanalmente através dos eventos propostos por espaços culturais e bares da cidade, sempre demonstrando um maior entrosamento, hoje sendo uma das promessas de revelação que vem oxigenando a cena local.

Em seguida com a casa já cheia, sobe ao palco RB8 (cantora, compositora, produtora musical, beatmaker, gestora de tráfego, MC, empreendedora). A jovem, desta vez sentada num banquinho e empunhando o seu violão, apresentou canções de própria autoria. Na semana das mulheres a mesma havia mostrado suas rimas, onde se destacou com um flow de tirar o fôlego. Mais um talento que vem despontando no circuito mato-grossense.

Sobre o lançamento do "Projeto Sons Circulares Vol.02":

O momento pedia luzes apagadas. 

O projetor começa a refletir enquanto o público (casa cheia) veio se aproximando e voltando os olhares para a parede, prestes a ganhar as cores dos lumens

O vídeoclipe, com excelente produção musical do Estúdio Som do Cerrado em parceria com o produtor audiovisual Maiqui Suelter, composto quatro amigos, três músicos e o videomaker (por detrás das câmeras). 

As primeiras cenas, ornando com o som calmo e compassado do início, mostram um pouco do que foi todo esse processo árduo que é compor e gravar. 

Minutos depois, a música cria uma densidade que evoca um take noturno de dar arrepios (como num bom filme de terror!), a iluminação na sacada do Estúdio Som do Cerrado, é feita por pequenas lâmpadas incandescentes penduradas como roupas no varal. 

Nesses compassos, a música chega ao caos completo, remetendo ao final de uma das minhas músicas preferidas dos Beatles: A Day in the Life, que, quem conhece, sabe do que estou falando. 

Tudo se torna perfeitamente caótico, dando espaço a um retorno paulatino e sossegado, intercalando o fundo de pedras cinzas com o varal de lâmpadas até uma tela branca-amarelada surgir como num suspiro. 

A música e o clipe, em seguida, voltam frenéticos, com cortes de câmeras violentos, solos de guitarras explosivos que prendem a atenção até o final triunfante, que deu espaço para respirarmos de novo. 

A plateia acompanhou toda a produção de olhos atentos, como se vê nos registros. Ao final, os presentes ovacionaram com gritos, assovios e aplausos a produção um tanto quanto conceitual. O momento era singular!

Depois disso, voltamos para a programação do Degrau do Manga...

Tivemos ainda os covers de Walazzi com a participação de RB8, tocando da MPB ao Pop Internacional, levantando o público com um tom de voz que pouco se houve na noite de cuiabana, realmente especial.

Contamos com uma canja de dois integrantes da banda Miolo d’América, Lucas Vinicius (vocais) e André Igreja (Violão e Voz), tocando alguns sucessos da banda e relembrando que vem coisa boa por ai!

Por fim, Guto (rapper, compositor e escritor), animou a turma mais jovem com suas músicas pra lá de irreverentes e acidas.

Confira o clipe do projeto Sons Circulares através do link: 

https://www.youtube.com/watch?v=qY5CtkjrIh4

quarta-feira, 16 de março de 2022

NEGRO GATO APRESENTOU O "SHOW DE REENCONTRO" DO CINEMA DE PEDRA

Por Renan Maia (Supernova Cultural)


Flyer do  Cinema de Pedra -"Show de Reencontro"

Na noite deste último sábado (15/03/22) nas instalações do Negro Gato, espaço que vem se tornando um dos redutos da cena independente cuiabana, tivemos o "Show de Reencontro" do Cinema de Pedra, banda de Space Rock/Experimental formada no início de 2016 em Cuiabá.

Hoje integrado pelos músicos Thiago Veloso (guitarra/vocal), Pedro Coelho (contrabaixo), Alan Lacerda (bateria) e Adaylsson Giordano (teclado), Cinema de Pedra possui um repertório de composições com sonoridade progressiva, experimental e psicodélica, com influências de Pink Floyd, Samsara Blues Experiment e Jethro Tull.

Feitas as devidas apresentações, seguimos com a nossa cobertura espontânea do Supernova Cultural que marcou presença no evento "Show de Reencontro" realizado pela organização do Negro Gato junto ao próprio Cinema de Pedra.

As luzes provocantes e a decoração cinematográfica de primeira, que inclui telas pintadas por artistas locais, monstros de horror (criaturas) produzidas pelo MiHell e outras peças cuidadosamente instaladas no Negro Gato deram o tom dessa noite de casa cheia e muito som.

Aproximadamente às 22:30, Cinema de Pedra, parado há 3 (três) anos iniciou o show com sorriso no rosto. 

Era nítida a vontade estar ali, após tanto tempo e ainda mais depois desse turbilhão de incertezas que foram esses últimos 2 (dois) anos de pandemia. 

A capacidade técnica e o entrosamento entre os integrantes denotava muitas horas de ensaio e cumplicidade.

A plateia eufórica correspondia com muito "bate-cabeça" a áurea sublime das distorções quentes da guitarra, a sensibilidade do baixo, a marcação firme da bateria e os teclados, onde contamos a participação especial do Gorium (músico e um dos responsáveis pelo Negro Gato) nos sintetizadores, contribuindo para o ar de trilha sonora (não esqueçamos o nome da banda).  

Bem à vontade, uma parte do público que estava sentada no chão próximo ao palco, não economizou esforços para se entregar ao momento, uma mostra da cena autoral cuiabana que vem retomando o seu espaço nesse pós-pandemia.

Os minutos foram passando com a casa cada vez mais lotada, muita gente vindo do Bazar Rock Cuiabá, evento ocorrido no mesmo dia no estacionamento do Cavernas Bar e já estava se aproximando do encerramento. 

Já caminhando para o final da apresentação, uma surpresa: Sobe ao palco Rauni Vilasboas do O Mormaço Severino, banda do município de Cáceres, que vem despontando na dianteira cenário da música mato-grossense.

Rauni assume a guitarra, deixando Thiago Veloso apenas nos vocais, provocando a sensação de que algo ímpar estava por acontecer.

De forma intimista, iniciaram uma homenagem à banda Os Mutantes, tocando o grande sucesso Ando Meio Desligado (Arnaldo BaptistaRita Lee/ Sergio Dias), com uma guitarra pesada e solos tocantes, o guitarrista do Mormaço Severino aumentou a agitação no local, fazendo o público cantar junto a letra dessa clássica canção do rock brasileiro. Foi lindo!

Após vários minutos da versão originalíssima de Os Mutantes, Thiago Veloso reassume a guitarra para tocar a última música da noite, que começa calma e vai ganhando corpo ao ponto de Adaylsson Giordano levantar dos teclados, agarrar duas baquetas e se juntar ao Alan Lacerda, batucando de forma precisa os surdos da bateria, num ritmo tribal que causou arrepios.

Um final apoteótico, que culminou com um stage diving muito bem dado pelo Thiago em cima da bateria (e do baterista, rs), destruindo a formatação do palco no calor momento (e que calor!). 

Que grande apresentação, meus amigos! Com toda a certeza, o retorno do Cinema de Pedra foi um marco para a nova safra do rock cuiabano e, com toda certeza, deixou o público presente na expectativa por mais shows. Aguardemos!

O Negro Gato Bar se localiza na Av. Mato Grosso, 280, Araes, Cuiabá-MT. CEP 78005-030.

https://www.instagram.com/p/CbME77GO2vw/?utm_medium=copy_link

terça-feira, 15 de março de 2022

COMEMORAÇÃO AO MÊS DAS MULHERES - ROCK CALDO E POESIA

Por Clarinda Castro (Manga Preta Rock Store)


Flyer do Rock, Caldo e Poesia

É com grande felicidade e orgulho que a Direção do Espaço Cultural Manga Preta Rock Store vem, por meio do blog Supernova Cultural apresentar o relatório da edição do evento Rock, Caldo e Poesia em comemoração ao mês das mulheres que foi realizado nesta última Sexta-feira (11/03/22) em Cuiabá-MT.

Especificadamente em solo Mato-grossense, no dia 08 de Março, mulheres de diversos munícipios desta grande extensão territorial, saíram as ruas pedindo o fim da violência.

Vale ressaltar que, segundo o último (15°) Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso é o estado em que se mais tem registro de feminicídio em todo o Brasil.

Diante dessas e outras atrocidades, o Espaço Cultural Manga Preta Rock Store abriu as portas não só para comemorar o mês das mulheres, mas também para fomentar a discussão política de gênero que paira sob todas as mulheres.

Como atração mais que especial, subiram ao "Degrau do Manga" mulheres como: Gê Lacerda, Paula Shaira, Izafeh, RB8Naia Lima.

Gê Lacerda é cantora, musicista e compositora.

Iniciou a noite cantando a músicas ‘Ei!’ de seu álbum Negra Flor e reiterou ter sido sua primeira composição diante de um momento de muita indignação.

Paula Shaira é cantora e compositora.

Paula, cantou músicas como ‘Ei, mãe!’ e ‘Sou só uma criança’ emocionando as e os espectadores.

Izafeh: Moradora do município de Várzea Grande Izafeh é compositora, cantora desde a infância com fortes influencias musicais na família

RB8: Com apenas 23 anos é uma das organizadoras da Batalha do Tijucal; MC desde o ano de 2017; produtora musical, já tendo atuado junto a artistas de destaque como D20 e Luisa Lamar e no evento trouxe fortes críticas em suas rimas sobre o machismo estrutural e a pouca representação das mulheres nas batalhas.

NAIA LIMA: Nordestina de Caicó – Rio Grande do Norte, moradora na cidade de Cuiabá a mais de 2 anos; veio para Cuiabá com o intuito de investir na carreira musical. Maquiadora; trancista; atriz e dançarina. Naia cantou como de 'Quero cash, baby' elevando a energia no local.

Já aproximando do fim do evento, quebrando os protocolos, RB8 juntamente com Naia Lima, propuseram uma batalha de rima sagaz em homenagem ao mês tão especial.

Em suma, já dizia o ditado "Mulheres são como água, crescem quando se juntam" e desta forma foi realizado esta edição especial que fortaleceu a voz e também a representatividade das mulheres grandes artistas.

É claro que este evento não seria possível sem a grande parceria dos parceiros Supernova Cultural, Alagarta artesanatoTostadito, Hiald iluminação e Bazar das Bruxas.



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

APROVADAS NA CÂMARA AS LEIS PAULO GUSTAVO E ALDIR BLANC 2

Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski



Neste dia 24/02/2022 obtivemos duas aprovações históricas para os brasileiros que estão prestes a beneficiarem-se através desses projetos tão importantes para a geração de renda para os trabalhadores da cultura e difusão dos produtos culturais.

A Câmara dos Deputados aprovou hoje o Projeto de Lei Complementar 73/21, iniciativa de senadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e que ficou conhecido pela denominação de "Lei Paulo Gustavo", em homenagem ao ator e humorista que foi uma vítima fatal da Covid-19 no ano passado.

A Lei Paulo Gustavo libera R$ 3,8 bilhões do Fundo Nacional da Cultura (FNC) para os estados e municípios distribuírem para o setor cultural, com objetivo de amenizar os efeitos econômicos e sociais da pandemia.

Outra grande vitória para a cultura brasileira foi a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento a Cultura.

O projeto de Jandira Feghali (PCdoB/RJ) com coautoria de outros cinco deputados: Renildo Calheiros (PCdoB/PE); Alice Portugal (PCdoB/BA); Luzianne Lins (PT/CE); Alexandre Frota (PSDB/SP) e Fernanda Melchionna (PSOL/RS) prevê repasses de R$ 3 bilhões da União para estados e municípios fomentarem um grupo de 17 atividades culturais que poderão ser contempladas por meio de chamadas públicas, editais, prêmios, compras de bens e serviços e outros procedimentos. Essa política terá vigência de cinco anos e o valor previsto deverá ser entregue no ano seguinte ao da publicação da futura lei.

ESTREIA DA CICUTA E MUITA MÚSICA BOA MARCAM O 4º ROCK CALDO E POESIA

Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski

Flyer da 4ª edição do Rock, Caldo e Poesia

Dia 25/02 (sexta-feira) teremos mais uma edição desse evento excelente que tem dado o que falar!

Quem pôde estar presente na semana passada sabe bem do que se trata. O terceiro "Rock, Caldo e Poesia" foi um sucesso, recheado com diversas atrações que incluíram música, dança, teatro e poesia.

Nesta quarta edição, teremos novidade na programação, com a estreia do Pablo Cartola, que há alguns anos vem apresentando um humor ácido e bem original através do seu projeto intitulado "Cicuta", que iniciou-se como um periódico que circulava especialmente entre os estudantes de humanas da UFMT e posteriormente tornou-se o programa de maior audiência dentro da Web Rádio América antes de entrar em hiato.

No ano passado a Cicuta voltou através de um canal do Youtube, onde Pablo passou a implementar novos quadros  utilizando-se dessa plataforma de audiovisual.

Desta vez, a proposta é trazer a Cicuta num novo formato: Stand Up. É isso mesmo! Quem gosta de um humor da pesada vai poder se deleitar acompanhando, ao vivo, essa grande estreia no nosso estimado Espaço Cultural Manga Preta Rock Store.

Além do Pablo Cartola com "Cicuta", contamos também nessa edição com o apresentador China Digoreste e as atrações musicais ficam por conta de Naia Lima, Raffa Soul e o MC Guto.

Nós do Supernova além de sermos apoiadores no planejamento, divulgação e estarmos presentes compondo o staff, nesta edição também iremos inaugurar uma nova frente de ação que chamamos de "Supernova Drinks", que como o nome sugere, é uma frente de produção e venda de bebidas (drinks).

Contamos com a presença de toda a comunidade nesta grande mostra da cultura local que vem animando às sextas à partir das 18 horas na rua Engenheiro Ricardo Franco, 546 (rua de baixo da Praça da Mandioca).

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

MACACO BONG LANÇA NOVO SINGLE "FOI ATÉ BOM"


Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski

Quando falamos em lançamento do Macaco Bong já esperamos por coisa boa! 

Logotipo Oficial da banda

Gostando ou não de som instrumental, é inegável que estamos diante da banda mais relevante de toda a história da música popular contemporânea em Cuiabá e, também um dos maiores nomes da música independente brasileira.

Quem ainda está perdido e não conhece o trabalho incrível do guitarrista premiado Bruno Kayapy (um dos 70 Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão segundo a revista Rolling Stone) e sua banda, hoje formada também pelo baixista Igor Carvalho e o baterista Marcus Facchini (ambos residentes em Cuiabá), pode se deliciar com a discografia completa que está disponível no Spotify.

Neste dia 17 de fevereiro de 2022, o super trio instrumental lançou mais um single de forma totalmente independente, utilizando-se de estratégias para produção e divulgação do fonograma que permitem com que Kayapy, hoje morando em São Paulo, mantenha-se conectado com seus parceiros para gravar e lançar materiais, tornando a distância entre os membros da banda um mero detalhe.



Arte da capa feita por Manu, 6 anos de idade, filha de Bruno Kayapy



O ROCK, CALDO E POESIA É SUCESSO E CONTINUA...

Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski


Flyer de divulgação do 3º Rock, Caldo e Poesia

Realizado por Manga Preta Rock Store em seu próprio Espaço Cultural, o "Rock, Caldo e Poesia" é a proposta que vem oxigenando a cena cultural às sextas-feiras à partir das 17:30 nas redondezas da Praça da Mandioca.

Depois do sucesso da segunda edição (que você pode conferir na página @mangapretarockstore no Instagram), a terceira edição vem recheada com mais atrações para a gente curtir enquanto toma o delicioso caldo feito pelo Ramon Segura, nosso parceiro que também integra o Supernova Cultural.

Homenageando a Semana da Arte Moderna, teremos as atrações Companhia de Teatro Cena Onze, Apresentador China Digoreste, Breaking de Várzea Grande, Banda Colisão Interna, Alagarta Artesanatos, Poeta Juan Vieira, e os rappers Machel e Killa.

Interessados em expor nas edições semanais de "Rock, Caldo e Poesia" podem falar via direct com o Manga Preta Rock Store ou conosco através da página @supernova.cultural no Instagram.

Acompanhe a programação do Espaço Cultural Manga Preta Rock Store, que se localiza na rua Engenheiro Ricardo Franco, número 546, Centro, Cuiabá-MT.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

2º ROCK CALDO E POESIA

Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski


Flyer de divulgação do evento

Realizado por Manga Preta Rock Store e com apoio de Supernova Cultural, "Rock, Caldo e Poesia" é um evento  continuado que vem acontecendo às sextas-feiras no Espaço Cultural Manga Preta Rock Store.

Em sua segunda edição, que acontecerá no próximo dia 11 de fevereiro de 2022, teremos como atrações a banda Colisão Interna, o poeta Glauber Lauria, o coletivo Sinhôca e a rapper Naia Lima.

Entrada Franca.

O Espaço Cultural Manga Preta Rock Store se localiza na rua Engenheiro Ricardo Franco "rua de baixo" da Praça da Mandioca, número 546, Centro.

Atrações


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

🎨VEM AÍ, WORKSHOP DE AQUARELA COM YASMIN FARIAS



Flyer de divulgação do Workshop de aquarela com Yasmin Farias

Espaço Cultural Manga Preta Rock Store em parceria com Instituto IMUNE e Casa das Pretas apresenta o Workshop de aquarela com ninguém menos que Yasmin Farias ( @yasfarias @yaz_sketchyourmind )

.

Data: 05 e 06 de Fevereiro

Horário: 16:00h

Investimento: R$15,00


As inscrições já estão abertas e disponíveis através do link que segue:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePggDXGttnkKmnNFUE72diHGBu0EMOz7JJ8McYY0nZKqh_Og/viewform


Para mais informações, é só entrar em contato com:

6599208-4045 Tainara

6598115-6047 Lorivaldo

ROCK CALDO & POESIA ABRE O FINAL DE SEMANA NO ESPAÇO CULTURAL MANGA PRETA ROCK STORE

 


Flyer de divulgação do evento Rock, Caldo & Poesia

🗒️🍵Se o rolê com rock já é maneiro imagina com poesia e caldo
.
É isso mesmo que você entendeu, no dia 04 de Fevereiro você está convidada(o) a conhecer o Espaço Cultural Manga Preta Rock Store e, para te acompanhar nesta experiência, vai rolar um caldo e poesia neste evento realizado em parceria com Instituto IMUNE e Casa das Pretas.
.
Entrada gratuita.
.
#rock #poesia #caldo #cuiaba #cuiabamt






sábado, 29 de janeiro de 2022

CAVERNAS BAR PUBLICA NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski

Muito se tem falado sobre a falta que o Cavernas Bar, palco e refúgio do underground em Cuiabá, tem feito para as bandas e para o público de rock e metal na capital mato-grossense. 

Desde o início da pandemia, Valdivino Vilas Boas, popularmente conhecido como Cachorrão, responsável pelo espaço, deixou claro o seu posicionamento com relação a reabertura da casa. 

Ele optou por ajustar para funcionar por delivery até o surgimento de um cenário mais estável nos índices de contágio e nas taxas de ocupação dos leitos de UTI.

Durante todo o período de quando a pandemia começou até o presente momento, o Cavernas Bar manteve o funcionamento exclusivo pelo delivery, oferecendo seus famosos burgers, os espetos caprichados e a cerveja bem gelada, "trincando o crânio", que  já é sua marca registrada.

Para além disso, o Cavernas Bar continuou valorizando as bandas e a cena underground do Mato Grosso, abrindo espaço para divulgação de bandas regionais através de suas redes sociais, playlists em plataformas de streaming, apoiando lives, promovendo sorteios de produtos e serviços de artistas e outros empreendedores parceiros e até participando presencialmente de atividades, como foi o caso do último dia 22 de janeiro, quando o bar esteve presente comercializando as bebidas no evento de inauguração do Espaço Cultural Manga Preta Rock Store.

Apesar do avanço da campanha vacinal e das expectativas com relação ao planejamento de retorno ao atendimento presencial, neste sábado, dia 29 de janeiro de 2022, foi publicada nas redes sociais, uma nota de esclarecimento sobre a postura do Cavernas Bar que desta vez decidiu fechar as portas e aguardar pela diminuição significativa de infectados e maior controle de contágio da doença.

Muito foi feito para manter o estabelecimento aberto, porém, diante do atual contexto da pandemia devido ao surgimento de nova variante seguido pelo grande aumento do número de contágio, o Cavernas Bar está dando uma pausa em suas atividades, com o objetivo de reabrir num novo espaço que possa atender a todos os protocolos de segurança e sanitários.


Nota de Esclarecimento

No ano passado, Cachorrão abriu a hamburgueria Angus Burger, onde continua atendendo de terça a domingo por delivery e também no modelo presencial, haja vista que a casa atende aos protocolos sanitários.

Angus Burger se localiza na rua 07 (Dr. Luís Sabóia Ribeiro), número 524, bairro Boa Esperança, Cuiabá - MT

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

VEM AÍ, WORKSHOP HIP HOP COM BRUNA ROBERTA

Flyer de divulgação do Workshop

No dia 01 de Fevereiro às 18:30h, no Espaço Cultural Manga Preta Rock Store vai rolar Workshop de dança Hip Hop com ninguém menos que Bruna Roberta.

Em 2016 foi instruída em danças urbanas pelos mestres Ingrid Monteiro e Andreih Brunca. No ano de 2019 estagiou em danças urbanas e K-pop no Espaço Roda supervisionada por Matheus De Lucca. Nos anos de 2020 e 2021 assumiu como professora nas turmas de Hip Hop e K-pop no Espaço Roda, e ainda em 2021 coreografou e dirigiu espetáculo de Hip Hop e o primeiro espetáculo de K-pop em Cuiabá pelo Espaço Roda. Atualmente atua como professora de danças urbanas, coreógrafa e bailarina.

O investimento será no valor de R$35,00.

Inscrições disponíveis através do link:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_8G9xpLFMY6nYf2v_Wm_R8K4oEP9dZFClDemlv5vYb7YzRQ/viewform

💬Confere aí as palavras da oficineira:

"Nesse projeto traremos ao público uma amostra da cultura hip hop, além de performance e interação. Serão abordados fundamentos do hip hop dance, sua iniciação, formação e qual a visão da dança hip hop na atualidade."

Para mais informações, é só entrar em contato com:

65992084045 Tainara

65981156047 Lorivaldo

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

PARCERIAS, NEGÓCIOS CRIATIVOS E MUITA MÚSICA BOA MARCARAM A INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL MANGA PRETA ROCK STORE

Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski

No último sábado, dia 22 de janeiro de 2022, foi inaugurado próximo a Praça da Mandioca, o Espaço Cultural Manga Preta Rock Store.

O evento de inauguração, foi promovido pela própria casa, com apoio de Hiald Iluminação; Bazar Rock Cuiabá; Supernova Cultural; Galáxia TurArmazém Rosângela Rocha; Estúdio Som do Cerrado; Coletivo das BruxasCasa das Pretas e Instituto IMUNE e teve inicio às 17h, com a abertura das portas ao público.

Logo na entrada, o público se depara com uma variedade de produtos que representam o conceito da casa. Um ambiente voltado para as artes, em especial o Rock, simbolizado por guitarras nas paredes, imagens de apresentações musicais e, principalmente, muitas expressivas camisetas de bandas que são comercializadas no espaço. Além da original produção da casa, a loja contou também com a parceria da destacada Rosângela Rocha na decoração.

Entrada da Loja do Espaço Cultural Manga Preta Rock Store

Um pouco mais adiante, há uma escada que leva para uma sala no andar de cima, seguida de uma saída para a área externa do local no térreo, tanto na sala de cima quanto na área externa, se articulou a organização do Bazar Rock Cuiabá, onde estiveram presentes as marcas: Cavernas Bar; Delícias da Cata; Brechó das BruxasTata e Companhia Espetos e Suco Natural; Como CenterLauraBrechó; Como Center; ; Leo Artes; Bazar Mãe Natureza; Maxx e Margô Acessórios Artesanais; Melhor Lugar do Mundo; Lojinha do Shaaman.

Lojinha do Shaaman

Ao fundo do espaço, foi montado o palco, numa bem sucedida parceria com a banda Galáxia Tur, que disponibilizou e montou os equipamentos de áudio; Hiald Iluminação que cedeu as luzes para as apresentações e a equipe do Estúdio Som do Cerrado que esteve à frente da sonorização do evento todo e acompanhando as bandas, compondo o staff.

Às 19h, já com a casa bem movimentada, a primeira atração musical começou. O músico Raffa Soul, que não se apresentava há alguns anos, fez um ótimo retorno aos palcos acompanhado do violonista André. Retomou brilhantemente sua carreira de intérprete entregando ao público belíssimas execuções vocais de grandes sucessos da música popular brasileira.

Às 20h, foi a vez da banda veterana Café e Cigarro, que apresentou nessa noite algumas de suas composições e alguns covers de bandas nacionais. Nesse show, contaram com as participações dos músicos Iran Passarinho (Galáxia Tur) na bateria e do baixista Corai Fiorini, além dos próprios integrantes Victor Brugnera (vocalista) e o experiente guitarrista Rafael Pedro.


Público durante o show da Café e Cigarro

Fechando a noite, às 21h, presenciamos mais uma excelente apresentação de uma das bandas mais atuantes do cenário independente mato-grossense atual, subiu ao palco a Galáxia Tur. Banda formada pelo guitarrista Elton Passarinho, seus filhos Iran Passarinho (baterista) e Ítalo Passarinho (baixista) e o performático vocalista Carlos Eduardo. Tocando seu extenso e diverso repertório já reconhecido pelo público de rock na capital, agitaram a festa e colocaram toda a galera pra dançar com suas músicas autorais e os covers executados com maestria pelos meninos, que, no palco, se tornam gigantes. 

Fique de olho na programação do Espaço Cultural Manga Preta Rock Store que a partir de agora está aberta à classe artística, a cena alternativa e a sociedade cuiabana como um todo, que conta com mais um reduto para a valorização da cultura.

Nos acompanhe também nas redes sociais e no nosso canal do Youtube que logo traremos mais novidades e conteúdos produzidos pela nossa cobertura deste e de outros espaços e eventos que virão.

Imagens: Catarina (Bazar Rock Cuiabá)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

MANGA PRETA ROCK STORE: NOVO ESPAÇO CULTURAL SERÁ INAUGURADO PRÓXIMO À PRAÇA DA MANDIOCA

VT de divulgação da inauguração do espaço

MANGA PRETA ROCK STORE: NOVO ESPAÇO CULTURAL SERÁ INAUGURADO PRÓXIMO À PRAÇA DA MANDIOCA

Por Lucas Vinícius Guimarães Macieski

Hoje este blog vem trazendo uma excelente novidade: O novo espaço que será inaugurado pela Manga Preta Rock Store, localizado próximo à Praça da Mandioca. Trata-se de uma nova alternativa para quem busca aproveitar a cena cultural cuiabana no cerne de sua efervescência.

É isso mesmo! Você que já está se revirando de saudades do "rolê da mândi" vai poder reviver a curtição através do espaço cultural que estará de portas abertas ao público a partir do dia 22 de janeiro.

Para quem ainda não está sabendo, a Manga Preta Rock Store é uma loja de camisetas de bandas. Iniciativa do proprietário Lourivaldo Rodrigues, que no período de pandemia resolveu investir numa nova possiblidade de renda, já que as atividades de seu outro empreendimento estavam paradas. 

Após consolidar sociedade com Tainara Araújo, a ideia que não pretendia ser de apenas vender camisetas, engendrou-se nas artes, unindo-se a outras iniciativas criativas já estabelecidas na capital mato-grossense. Desde sua gênese, Manga Preta Rock Store passa a fazer a parte da agenda cultural da cidade, conectando-se aos segmentos artísticos.

Inicialmente, fizeram clipes e apoiaram um espetáculo de dança, fornecendo camisetas para figurino. Posteriormente produziram uma exposição misturando o rock com o tema prevenção ao suicídio numa campanha de conscientização do Setembro Amarelo do ano passado, uma parceria com o Espaço Bemtivi que aconteceu no Goiabeiras Shopping.

Já neste ano, pela primeira vez, a loja está abrindo o seu próprio espaço físico, dando continuidade à proposta de dialogar com diversos setores dentro da cultura local.

Dentre os produtos que serão comercializados no espaço, estão artigos para bandas e para o público de música.
Para além das vendas, Manga Preta Rock Store objetiva contribuir no processo de valorização da diversidade, tanto na arte como também no comportamento.

A partir da data de sua inauguração, o lugar estará a disposição de projetos voltados para o teatro, a música, a dança, audiviosual, cursos, oficinas e outros.
Na agenda do planejamento das atividades, já contam com um Simpósio de Teatro, um curso de grafite e uma oficina de Hip Hop, que terão suas datas divulgadas em breve. 

Lourivaldo Rodrigues ressalta que a missão do espaço é contribuir com a cena regional estimulando a criatividade e respeitando a diversidade.
Prova disso são as parcerias já estabelecidas com a Casa das Pretas, Espaço Roda, Supernova Cultural e outros grupos que já estão se organizando coletivamente para realização de atividades dentro do espaço.

No dia 13 de janeiro aconteceu uma reunião com artistas da música autoral e produtores culturais, onde surgiu um novo movimento que propõe a reconexão da cena da música independente com os espaços públicos e privados, o espaço Manga Preta Rock Store está definido como QG para reuniões, eventos e outras ações subsequentes. Seus membros também integram esse coletivo, no intuito de apoiar e formar público para as produções artísticas.

O espaço, que se localiza na rua Engenheiro Ricardo Franco "rua de baixo" da Praça da Mandioca, número 546, estará aberto ao público a partir do dia 22 de janeiro, data do evento de inauguração que contará com a presença do Bazar Rock Cuiabá das 16:00 às 22:00; MT Queer; atrações musicais com a banda Galáxia Tur e a volta aos palcos do músico Raffa Soul

Obviamente, nós do Supernova Cultural também estaremos presentes e, em breve, traremos mais informações sobre esta e outras atividades provenientes desta parceria.

Devemos seguir todos os protocolos de biossegurança, portanto não esqueça a máscara!